Abertura

Odus Ifa

Os odus de Ifá são signos constituídos e distribuídos em duas colunas formadas por quatro combinações binárias em cada uma delas. Esses odus trazem informações sobre capacidades, tendências, limitações, possibilidades, aspectos de ordem espiritual, comportamental, mental e desequilíbrios energéticos. Os odus expressam, bem como, o conteúdo mitológico do enciclopédico oracular Iorubá.

Enfim, são os odus que orientam — através da manipulação do oráculo pelo sacerdote de Ifa, o Babalawo  —  a entender a vida existencial de essência da pessoa e o momento circunstancial daquele que procura o oráculo de Ifá para orientação de vida.

O oráculo de Ifa é constituído por 256 odus, ou signos.

Os odus são constituídos de histórias mitológicas e metafóricas (caminhos – itan ifá) e de refrões que dão ao Babalawo as informações necessárias para descrever a situação que vive a pessoa no ato de consulta. 

Cada um desses odus tiveram suas formas de nascimento no ato de constituição da existência do nosso mundo, e trazem informações de ordem atemporal sobre o consulente.

Os caminhos e refrões dos odus de Ifá refletem a história, crença, e cosmogonia Iorubá. Eles são pronunciados pelos sacerdotes de Ifá, no ato de consulta ao oráculo, e é através deles que o Babalawo passa a ter as informações necessárias para orientar os consulentes sobre suas questões procuradas para esclarecimentos.

O Babalawo atua através da identificação dos odus no ato de consulta ao oráculo. Essa consulta pode ser feita através dos meios tradicionais dos oráculos de opele ou dos ikins (coquinhos secos de dendezeiro) consagrados de Ifá.

Cada um desses processos oraculares é usado conforme a necessidade do consulente.

Contudo, para a iniciação em Ifa e a revelação do Odu de existência e essência com a precisão do informe do orisha de Ori, somente o jogo através dos consagrados ikins em opon (tabuleiro) suporta essa magnitude de revelação.

A consulta ao oráculo de Ifa tem por finalidade investigar qual situação a pessoa se encontra: circunstância positiva, o ire, ou circunstância negativa, o osogbo. 

Nesse ato sacerdotal, os caminhos dos Odus são fundamentais para identificar o momento circunstancial de vida do consulente. De forma que ocorram os aconselhamentos comportamentais e as manipulações energéticas necessárias. Objetivando, com isso, o alinhamento energético com o espiritual daquele que buscou compreendê-lo através de Ifa.

No entanto, se faz necessário explanar que não é somente a ação magística que leva a pessoa a atingir seus objetivos e realizações. A manipulação energética tem a finalidade de auxiliar o indivíduo a se equilibrar internamente para então poder operar com ações reguladas e contrabalançadas para o atingimento de suas metas. 

Por muitas vezes, o término de um ciclo, um caminho, não significa, necessariamente, um mal.

Imaginemos uma pessoa acometida por uma doença em estado terminal. Ao se consultar com o oráculo de Ifá, se identifica que ela está osogbo (negatividade) iku (morte). Para os membros da família realmente será uma negatividade a perda de um ente querido. No entanto, para a pessoa que está enferma, pode ser a libertação de uma condição de sofrimento e dores, e o início de uma nova etapa evolutiva em seu caminho de vida espiritual (limite da existência da matéria).

Todos nós sofremos influências energéticas diversas em nosso dia-a-dia. Irê e osogbo são condições transitórias. Dentro de um mesmo dia podemos passar de irê a osogbo e vice-versa. Cabe a nós sabermos viver e manter o irê, da mesma forma que nos cabe afrontar o osogbo combatendo os desalinhos. Com isso, não podemos esquecer que vivemos em um mundo dual e que conceitos de bem e mal são totalmente relativos.

Portanto, o oráculo suporta, através das consultas de Ifá e do entendimento pelos consulentes das palavras expressadas pelo Babalawo, que existem causas e razões que dão origem a consequentes negatividades e conturbações de vida, afetando os objetivos desejados. E, dessa forma, as consultas fazem revelar e esclarecer os motivos, direcionando as soluções.

O oráculo de Ifa é, com isso, um revelador atemporal, acrônico.

Com ele, podemos fazer uma viagem ao passado, presente e futuro no mesmo momento. Isso, pois, Ifa, mediante os oráculos dos odus, nos remete ao passado, identificando, assim, as causas dos desajustes do presente e nos oferece, a partir disso, a forma da transformação dessas causas na atualidade para a modificação dos efeitos futuros.

Bem simples, não?

Então, as ferramentas oraculares de Ifa nos proporcionam as fórmulas e formas de melhorarmos o presente e vivermos um futuro mais prazeroso, ajustados em alinhamento com os nossos próprios destinos.

Ifa é, sem dúvida, a salvação daqueles que o procuram.

Iboru Iboya Iboshishe

Wladimir Bittencourt

Babalawo de Orunmila Otura Tiyu

Please follow and like us:

3 comentários sobre “Odus Ifa

  • Argenora Lídia de Souza Pereira

    Muito interessante e bem esclarecedor.

    Resposta
  • Excelente explicação, caminho de verdade e expansão

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *