Oráculo de Ifa em sua aplicabilidade
Seria muita pretensão de minha parte querer teorizar sobre a definição de oráculo, sobretudo, do oráculo de Ifa.
Prefiro me manter na limitada posição de ferramenta dele através do sacerdócio de Ifa que exerço, como Babalawo. Com isso, deixo para aqueles que comigo estiveram em prática oracular a conclusão de que cumpro esse compromisso com qualidade ou não, segundo as percepções de todos.
Busco operar minha fé e minhas percepções com a experiência de quem muito se dedica ao estudo da ferramenta do oráculo de Ifa.
Busco, com isso, agregar minhas próprias experiências na prática desse culto
Bem como, a experiência de outros segmentos religiosos dos quais participei, somando também, as minhas próprias vivências na trajetória de vida fora da esfera religiosa. Creio ser de grande importância agregar esses valores de experiências aos entendimentos e interpretações dos caminhos oraculares, os Odus, quando exerço minha atividade sacerdotal em uma esteira.
Posso, então, com esse embasamento inicial de pensar e expressar que entendo o oráculo de Ifa como o externar do nosso “espelho interior”. Sobretudo, o revelar (e não adivinhar) da imagem velada de nossos sentimentos, emoções, inseguranças e seguranças, limitações e capacidades.
Fico muito pensativo e, até mesmo, decepcionado, quando me deparo com pessoas, sobretudo, de nível sacerdotal, que vão buscar valores de ordem de vaidade para se mostrarem como condutores religiosos. Esses, ao menos procuram dentro si os valores culturais e educacionais de suas próprias experiências de vida e religiosa. Certamente, os quais poderiam fazer uso para orientar aqueles que a eles se reportam em busca de ajuda.
Penso que, se vivem apenas em função da procura da vaidade de se mostrarem que têm um cargo sacerdotal — o qual, parece, que eles somente pensam, sem saberem demonstrar a prática com conhecimento de fato —, são os verdadeiros despreparados para o exercício eficaz e ético do sacerdócio religioso espiritual.
Quem busca a solução “na rua”, e não dentro de si, não é exemplo para a orientação de ninguém.
Aquele que faz firmar seu sacerdócio apenas nas indumentárias de belas roupagens, filás, ojás com “orelhas” e exposição dos seus pesados colares são aqueles que praticam, tão somente, o vazio da fé. De forma que cultuam nada mais e nada menos do que o pragmatismo da sua própria vaidade. É preciso operar com ética.
E isso tem um preço futuro como dívida a ser resgatada pelos desvios de missão motivados pelas próprias presunções.
Orunmula, o Orisha sem ossos
Diziam os velhos e sábios formadores da escola de Ifa da diáspora, que Orunmila, divindade testemunha do destino, é um orisha sem ossos. Isso, pois, ele caminha compassadamente sem pressa para orientar, firmar e estabelecer de forma concreta as soluções.
Entretanto, o tempo, em sua característica de regulador (a eterna ferramenta implacável da conscientização), um dia mostra a dor e o peso do palco/teatro das vaidades para aqueles que incorreram em apenas viver essa aresta negativa da personalidade. Esquecem-se, no entanto, que do Orun (plano espiritual) todos os nossos atos são observados e acompanhados (Odu Odi Trupon).
Todavia, Orunmila, em sua manifestação de neutralidade através do oráculo de Ifa, consegue revelar e pontuar tais deslizes. Apresentando, bem como, as soluções pelas orientações e aconselhamentos pertinentes para as desconstruções desses lapsos comportamentais que tanto podem confundir os praticantes da fé.
A palavra de Orunmila se faz universal
Discorri com o exemplo sacerdotal, mas podemos também entender que “o espelho do nosso interior” tem suas imagens reveladas pelo oráculo de Orunmila-Ifa em todos os setores de atividades da vida. Com isso, revela as necessárias desconstruções nos aspectos negativos de pais, filhos, cônjuges, amigos, empresários e assim por diante. Adequa-se, então, os entendimentos às pertinentes interpretações dos caminhos de Odus conforme os assuntos específicos reportados ao oráculo.
Portanto, o oráculo de Ifa é aplicável para tudo e para todos nas variadas situações e circunstâncias, conforme as necessidades. Ele tem eficácia de resultado quando entendido, aceito e seguido nos aconselhamentos e nas práticas das manipulações energéticas apontadas.
Por mais difícil que possamos pensar ser o problema, Ifa sempre tem a solução. Sejamos crentes e otimistas.
Iboru Iboya Iboshishe
Wladimir Bittencourt
Babalawo de Orunmila Otura Tiyu
Gostei
Ótimo, Francielly! Veja os outros textos do site, tenho certeza que vai gostar!