Ifa

Andar calçado com os “sapatos” de Orunmila

Olodumare, Deus supremo, nos fez dotados dos “sapatos” que nos permitem caminhar, e Orumila, no Odu Odi Meyi, discorre sobre isso.

Através dele, temos o entendimento de que possuímos, por constituição de existência, os meios adequados do discernimento, inteligência, livre arbítrio e capacidade para caminharmos com as condições necessárias sobre as nossas “pedras nos caminhos”. Nós do Ifismo, temos as orientações oraculares de Orunmila que precisamos para o uso desse conjunto de valores com os quais nascemos providos pelo Criador.

No entanto, como os “sapatos” são nossos, a iniciativa e a ação de caminhar também são. Ninguém avança, ou se movimenta, com as pernas dos outros ou ficando parado esperando que cheguem os acontecimentos, porquanto precisamos criar as oportunidades e possibilidades.

Devemos praticar o movimento, a ação de caminhar, agir com esse objetivo, pois a orientação de Orunmila nos impulsiona e respalda para o avante.

Assim, usando os “sapatos” que possuímos — e o oráculo de Orunmila-Ifa é um excelente calçado — se torna menos doloroso e mais suportável ultrapassarmos as pedras dos caminhos, haja vista que “descalços” nossos pés ficarão feridos e poderão não suportar a trajetória das passagens escolhidas por nós mesmos (destinos).

E, por “descalço”, podemos entender o ser que vive à deriva, sem rumo e direção. Aquele que anda por caminhos que, muitas vezes, só machuca ainda mais os seus pés, tornando mais difícil cumprir o objetivo de chegar ao próximo estágio da vida.

Por vezes, nos vemos tão envolvidos nas situações problemáticas dos momentos que não nos permitimos identificar as causas dessas consequências. Geralmente, é na raiz das dificuldades onde se encontram as soluções. Assim, atuando e inibindo as primeiras faíscas, teremos a condição de modificar o efeito da consequência, gerando assim o ajuste desejado.

Ifa, por ser uma energia oracular de revelação (e não de adivinhação), proporciona esse recurso de operar na definição da origem dos transtornos.

Nos Odus são apresentados os mecanismos de desenlaces, no aspecto da percepção que estava velada, visto liberar e ampliar a visualização do que limitava o apenas entrever a resultância vivida. 

O Ifismo possui, tanto pela iniciação em Ifa para o autoconhecimento, quanto pelas avaliações das circunstâncias através dos jogos oraculares sobre as necessidades específicas, os apontamentos com as orientações devidas para os equilíbrios procurados. 

Os ajustes comportamentais orientados por Ifa e as manipulações energéticas pertinentes, geralmente, são os agentes de solução. Basta, no entanto, termos ouvidos disciplinados para escutar e, sobretudo, “ouvir com os ouvidos, e não com a boca”. Dessa forma, permitimos em nós mesmos um momento de trégua em nossas resistências internas e contestações para dar oportunidade aos novos entendimentos. Só assim, seremos capazes de aplicar a transformação na prática.

Usemos os “sapatos” de Orunmila, pois “andar calçado é bom que o pé não costuma sangrar”.

Iboru Iboya Iboshishe

Wladimir Bittencourt

Babalawo de Orunmila Otura Tiyu

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *