Ifa

Candomblé e Ifa se complementam

Tanto no Candomblé quanto em Ifa, é notável o grande interesse em ter o conhecimento do Orisha de ori. E a maioria das perguntas feitas em um jogo de Ifa é essa: “você pode me dizer o meu Orisha de cabeça?” Isso é importante? Sim, muito importante. Temos que saber o arquétipo de Orisha certo para o ori certo, para que o equilíbrio do individual seja total.

Entretanto, o conhecimento completo da essência individual, proporcionado por Ifa, é essencial, pois facilita sabermos quem somos efetivamente.

O que inclui: nosso destino, missão de encarne, características pessoais, caminhos possíveis de percorrer — tanto positivos, dos quais devemos incrementar, quanto negativos, que devemos evitar — personalidade, atitudes prováveis, inerentes aos nossos comportamentos e tendências às enfermidades do nosso corpo. Bem como, a revelação do Orisha de ori, fundamentado com a precisão dos 256 Odus de Ifa possíveis em sua totalidade. Com essas informações, podemos sempre trabalhar no preventivo de eventuais problemas.

O Orisha estará intrínseco no caminho que gera o equilíbrio da nossa essência existencial, com seu aspecto arquetipal adequado para a harmonia do nosso individual. E essa é a revelação para um iniciado em Ifa.

Podemos saber o que nos faz bem e mal como alimentos (interditos proibitórios – ewos) e comportamentos, assim como as ervas propícias e as proibitivas, e questões de ordem ancestral e internas que podem ser administradas, melhoradas e redefinidas, caso causem desvios.

Então, Odu é uma energia geral e característica do individual da pessoa e suas possibilidades de destino. Em complemento, Orisha é uma vibratória ligada ao cosmo e a natureza (e seus elementos), cuja ação e influência arquetipal harmoniza o individual.

Não raspamos as cabeças e não fazemos Orishas nos oris das pessoas no culto de Ifa. Entretanto, tratamos do individual, do autoconhecimento, da revelação das possibilidades e atuamos constantemente nesses termos.

Porém, em caso de extrema necessidade, a pessoa pode buscar uma casa de Candomblé, e já se conhecendo para operar a feitura tradicional do culto de Orisha do Candomblé. Nada conflitante com Ifa, apenas complementar.

Antes de minha iniciação em Ifa, fui iniciado e praticante dos cultos de Candomblé e possuo carinho demasiado por essa prática religiosa. No entanto, foi em Orunmila que encontrei o caminho espiritual que melhor foi de encontro com as minhas necessidades e expectativas no campo do exercício religioso.

Através da iniciação e autoconhecimento proporcionado por Ifa podemos fazer gerar a harmonia necessária para que conquistemos em revelação o conhecimento e a sabedoria dos nossos destinos escolhidos pelo espírito antes do encarne.

Iboru iboya iboshishe

Wladimir Bittencourt

Babalawo de Orunmila Otura Tiyu

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