Ifa

Orishas da iniciação em Ifa

Qualquer pessoa pode se iniciar em Ifa para o autoconhecimento, entendimento de destino e possibilidades das essências existenciais. Pois Ifa é uma religião universalista, cuja filosofia doutrinária pode ser aplicada em quaisquer setores das atividades da vida.

Quando da iniciação em Ifa — de primeira mão para homens, awofakan, e para mulheres, ikofafun — são assentados para os iniciados cinco Orishas:

Eshu, Ogun, Oshosi, Osun e Orunmila.

Os quatro primeiros Orishas citados são os chamados guerreiros de Ifa, e sempre acompanham Orunmila. Esses orishas, dentro dos seus aspectos energéticos arquetípicos, são entregues aos iniciados para que possam ter suas vibratórias dentro dos seguintes contextos:

• Eshu

energia do movimento, dos caminhos e da transformação. É a vibratória que nos auxilia a trilhar a vida, proporcionando os movimentos desejados e merecidos. Dessa forma, Eshu opera na transformação das dinâmicas internas da pessoa quando ativado da forma apropriada e com discernimento.

• Ogun

energia do guerreiro. É a vibratória chamada siwaju, aquele que guia e conduz. Na mitologia ioruba utiliza a sua espada para cortar os obstáculos e nos encorajar a prosseguir.

Assim, Ogun é quem nos proporciona o espírito guerreiro que nos faz insistir e não desistir nos momentos de dificuldades, nos ajudando a alcançar os objetivos com denodo e perseverança, valorizando as conquistas.

• Oshosi

o caçador. O arquétipo do caçador é bem interessante, pois como Oshosi é o caçador de uma só flecha, ele tem a capacidade de sempre acertar o alvo com apenas um tiro do seu arco.

Dessa forma, isso funciona com a aplicação das características específicas de um  caçador: paciência, organização, planejamento e precisão para o atingimento do alvo, sem errar.

Ao incorporarmos em nossas vidas esses traços arquetípicos de Oshosi, teremos condições de atingir os nossos objetivos sem precipitação e com melhores possibilidades de êxito.

• Osun (não é Oxun)

esse é um Orisha muito interessante e exclusivo aos iniciados em Ifa-Orunmila. Ele representa a sustentabilidade da espiritualidade individual e ancestral da pessoa. No entanto, somente um sacerdote de Ifa, o Babalawo, pode montá-lo, consagrá-lo e entregá-lo.

Esse Orisha tem a característica de ser um guardião sempre vigilante. Está relacionado ao antepassado individual e coletivo do iniciado. Dessa forma, Osun é o aprumo, a retidão das posturas e comportamentos humanos.

É também intimamente relacionado à saúde do iniciado e deve estar sempre em pé, nunca podendo ser deitado. Caso venha a tombar, se faz necessário um jogo com Ifa, pois alguma notícia precisa ser dada para a orientação ou prevenção de algo que poderá acontecer. Sempre acompanha Orunmila-Ifa.

• Orunmila

Orisha principal da iniciação em Ifa, seja Ikofa ou Awofakan, é a vibratória “eleripin”, testemunho da existência, testemunho do destino. É quem revela o odu e o Orisha de ori do iniciado, com a precisão dos 256 odus em jogo de ikin opon Ifa.

Dessa forma, Orunmila orienta e esclarece sobre o destino, oferece o autoconhecimento, interditos proibitórios comportamentais e alimentares (ewos ou quizilas individuais), possibilidades boas de vida que devem ser seguidas e as ruins que devem ser evitadas.

Assim, Orunmila é o revelador do total individual da pessoa e da sua ancestralidade. Bem como, dos seus hábitos, educações, culturas, socializações e aspectos espirituais ancestrais que podem servir de entraves no progresso da existência do encarne atual.

Todos os cinco Orishas são entregues aos iniciados.

Bem como, são ensinados como trabalhar e utilizar as energias, que não ficam com o Babalawo, e sim com o próprio iniciado, para que ele mesmo possa fazer uso das vibratórias como um autêntico membro da sociedade iniciática de Ifa.

Iboru Iboya Iboshishe

Wladimir Bittencourt

Babalawo de Orunmila Otura Tiyu

Please follow and like us:

Um comentário sobre “Orishas da iniciação em Ifa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *