“A verdade faz a mentira correr”, odu Obara Kete
Falemos um pouco sobre os valores da verdade. No odu Obara Kete, Orunmila diz que:
“quando a verdade chega, a mentira sai correndo”.
Então, passemos a ter a percepção de que devemos viver a realidade e não as ilusões de uma existência. Orunmila-Ifa nos encoraja a viver, cada vez mais, conscientes dos nossos potenciais e limitações, das nossas capacidades de produzir e dos caminhos que devemos seguir conforme as nossas essências.
Nada pode ser criado de forma efetiva se não tivermos planejamento e organização nos empreendimentos. Estes precisam ser pensados sob a ótica dos conhecimentos adquiridos — a experiência somada à inteligência — para então haver a prática com a sabedoria adequada aplicada. Devemos, dessa forma, ter em mente que o concreto não se deriva do ilusório, da soberba e do engano.
Entenda, todos nós temos características pessoais, que no nosso individual podem ser compostas por “verdades” e “mentiras”. Essas questões precisam ser identificadas dentro de cada um para aplicação maior ou correção. Fantasias e ilusões são simbolismos que não se juntam à realidade.
Não falar a verdade para si mesmo apenas gera frustrações e fracassos.
Nesse sentido, as ferramentas do autoconhecimento proporcionadas por Ifa cumprem papel muito importante em nossas vidas. Basta, após termos a revelação da nossa real essência interior, praticarmos a reflexão para buscarmos o entendimento para então termos a aceitação. Só assim seremos felizes, vivendo dentro da realidade do que somos, e não criando esperanças e expectativas vãs.
Assim, falsas ideias, conceitos imutáveis, valores inflexíveis — sejam por questões de escolhas repetitivas ou reproduções educacionais, culturais e familiares do “DNA ancestral” — nos fazem sermos pessoas que caminham girando sempre no mesmo ponto raiz dos equívocos, vivendo os mesmos ciclos, sem progressos.
Então, façamos o exercício de identificar onde e como nos situamos nesse contexto repetitivo da verdade ilusória que possamos optar viver. E, com a devida correção, que alcancemos as realizações desejadas e merecidas.
Iboru Iboya Iboshishe
Wladimir Bittencourt
Babalawo de Orunmila Otura Tiyu