Ifa

Ciclos Ancestrais

Reflexão sobre a cultura ancestral reproduzida e aplicada como orientação para pais novos e para as “crianças” do saber que todos somos.
Podemos partir do princípio lógico que as partes boas das nossas vidas ocorrem se evitarmos as partes ruins.
Esse é um conceito da prática do Ifa Cubano.

Todos, como seres individuais, temos o “ashé” (poder) nas mãos, ou seja, a capacidade e potencial para produzir, construir…
Somos dotados de inteligência e livre arbítrio.
Contudo, os aspectos de base educacional e cultural são fundamentais para a formação do produto ser humano em seu caráter final.
Quando crianças, somos conduzidos e lapidados pelas orientações e convivências, sobretudo, a familiar, que nos proporcionam modelos internos os quais são influenciados pelas imagens dos ensinamentos verbais que nos são passados e pelas atitudes presenciadas.
Portanto, somos produtos dessa lapidação que pode ser bem trabalhada gerando jóias preciosas de personalidades e caráter, ou simples pedras brutas lascadas que não tiveram um melhor acabamento de modelagem.

Dessa forma, tendo como abordagem esse lado da lapidação do caráter de uma pessoa, podemos ter como resultado personalidades com valores firmes e equilibrados, quando passados pelas sociedades de base familiar os ensinamentos dos conceitos educacionais positivos das disciplinas e hierarquias familiares. Podemos perceber, então, que com os ensinamentos transmitidos e os exemplos das condutas pertinentes em casa, ocorrerão as fluências das evoluções ou apenas as repetitivas estagnações das pessoas no seu individual, conforme possa ter acontecido em gerações anteriores.

São circunstâncias em que modelos internos são criados e reproduzidos, e podemos ficar acomodados nessa imagem e as repetições ocorrerem por gerações consecutivas.
Temos que ter em mente que sempre reproduzimos as culturas ancestrais, o que nos foi e é ensinado pelos nossos familiares e pais como educação de orientação falada e de condutas as quais temos a oportunidade de assistir e presenciar em casa e socialmente.

Esse é um DNA herdado e também “adquirido” com as experiências observadas e vividas dentro das nossas famílias.
Somos produto do meio, mas temos as nossas características individuais de personalidade e caráter, e as tendências que carregamos desde o berço podem ser amenizadas ou potencializadas conforme o processo educacional cultural que possamos obter nos espelhos dos universos das convivências.
Portanto, ambientes sadios de casas, escolas, amizades e sociais são fundamentais para a modelação da personalidade e caráter de uma pessoa.
Dessa forma, podemos quebrar as tendências aos ciclos repetitivos não salutares reproduzidos das gerações anteriores, e criarmos um universo mais tranquilo e evolutivo para as gerações atuais e posteriores (transformação).

E esse processo de transformação também pode ser aplicado no ser pessoal conforme saibamos modelar o espelho do nosso interior.
Bênçãos de Orunmila.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *